-
Arquitetos: Mario Cucinella Architects
- Área: 1700 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Giovanni De Sandre
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do novo edifício de escritórios da Bayker-Iperceramica foi criado para ser um envelope simples e funcional, caracterizado por uma imagem marcadamente contemporânea. A nova sede será desenvolvida em dois pavimentos acima do solo com um total de aproximadamente 1.700 metros quadrados. As estruturas portantes foram projetadas em elementos pré-fabricados de madeira aparente (pilares de madeira laminada, divisórias portantes e pisos X-Lam), garantindo assim o uso das mais recentes tecnologias de construção em termos de materiais, sustentabilidade e sistemas pré-fabricados.
O projecto deu grande atenção ao conforto dos ambientes internos, ao consequente bem-estar dos funcionários e à permeabilidade da luz natural; neste sentido, o novo edifício prevê um revestimento externo totalmente envidraçado, garantindo assim grande transparência para o exterior e é voltado para um pátio interno repleto de espécies arbóreas e arbustivas.
A fim de melhor enfatizar os elementos de madeira, as partes subjacentes do térreo e do primeiro pavimento são caracterizadas por uma sucessão de ripas de aproximadamente 12 x 12 cm para criar uma paginação padronizada que contribui para uma leitura harmônica dos ambientes de escritório.
As separações internas entre os vários escritórios são feitas por elementos de vidro serigrafado para permitir privacidade, permeabilidade visual e, ao mesmo tempo, a passagem da luz natural. Devido a esta disposição, não só os escritórios e ambientes de trabalho, mas também os corredores e espaços de distribuição não exigirão iluminação artificial para as horas do dia, resultando em significativa economia de energia.
Para proteger a radiação nas cortinas de vidro, o projeto envolve a construção de um elemento com forte impacto estético: um grande beiral no limite externo das fachadas, que é capaz de reduzir a entrada de luz direta e ao mesmo tempo difundir luz natural uniforme no interior dos escritórios; esta grande cobertura é caracterizada por diferentes sobreposições relacionadas com a orientação e a análise solar, para gerenciar a entrada adequada da radiação de acordo com a exposição solar e as necessidades das frentes individuais.